
Uma lesão cutânea é uma área da pele diferente da pele circundante. Pode ser um caroço, uma ferida ou uma área da pele que não é normal. Também pode ser um câncer de pele.
A exérese da lesão cutânea é um procedimento para remover a lesão.
Descrição
A maioria dos procedimentos de remoção de lesões é facilmente realizada no consultório.
O procedimento depende da localização, tamanho e tipo de lesão. A lesão removida pode ser enviada ao laboratório onde é examinada ao microscópio.
Na maioria dos procedimentos é administrado um anestésico local antes do procedimento. Geralmente não é necessário sedação.
Os diferentes tipos de técnicas de remoção de pele são descritos abaixo.
Shaving
Esta técnica é usada para lesões cutâneas que se elevam acima da pele ou estão na camada superior da pele.
Uma pequena lâmina ou tesoura é utilzada para remover as camadas mais externas da pele em um corte paralelo à superfície da pele. A área removida inclui toda ou parte da lesão.
Geralmente não precisa de pontos. Ao final do procedimento, um medicamento é aplicado na área para estancar o sangramento. Ou a área pode ser tratada com cautério para selar os vasos sanguíneos. Não costuma doer depois.
Excisão de lesão de pele
Esta técnica envolve a remoção de uma lesão cutânea nos níveis mais profundos da pele. Toda a lesão é removida, indo até a profundidade da gordura, se necessário, para atingir toda a área. Uma margem de cerca de 2 a 6 mm ao redor do tumor também pode ser incluída para garantir margens livres.
Na maioria das vezes, uma área em formato de elipse ou fuso é removida, pois facilita o fechamento com pontos de sutura.
Se uma área grande for removida, um enxerto de pele ou retalho de pele normal pode ser usado para substituir a pele removida.
Curetagem
Neste procedimento a lesão é “raspada” com um instrumento chamado cureta.
A cureta tem a borda cortante é é passada tangencialmente à pele para “sacar fora” a lesão.
Eletrocoagulação
A eletrocoagulação, também conhecida como cauterização, utiliza corrente elétrica de alta frequência fornecida por um equipamento chamado eletrocautério.
Pode ser usado para lesões superficiais.
A eletrocoagualçaõ pode ser usada antes e/ou depois de forma combinada a uma curetagem.
Crioterapia
A crioterapia é um método de supercongelamento de tecidos para destruí-los, ou seja: é um dano por congelamento que cria um processo inflamatório, levando o corpo a querer expulsar o teciso danificado.
É mais comumente usado para tratar verrugas virais, ceratoses actínicas, ceratoses seborreicas e outras.
O congelamento pode causar algum desconforto. Após o procedimento, a área tratada pode formar bolhas e a lesão destruída irá descascar.
Riscos
Os riscos de uma excisão de pele, embora estatisticamente insignificantes, podem acontecer e incluem:
- Infecção
- Cicatriz, até mesmo quelóide
- Sangramento
- Mudanças na cor da pele
- Má cicatrização de feridas
- Danos nos nervos
- Recorrência da lesão
- Bolhas e úlceras, causando dor e infecção